Foram apresentados os movimentos em pesquisa de mercado.
- Gaming: olha que legal isso. Os caras usam jogos para fazer pesquisa de comportamento. Isso funciona tão bem porque sendo o mundo dos games um mundo de fantasia, não existe moral nem censura. Enquanto em um entrevista com um grupo percebe-se a ocorrência de fenômenos como a Espiral do Silêncio (mais teorias), num mundo fantástico, a pessoa sente-se livre para se expressar.
- Degree Research: pesquisa que visa descobrir o perfil dos influenciadores de opinião. Baseada nas redes sociais, pergunta aos pesquisados quem os influencia na compra de determinado produto, e então descobre o perfil dessa pessoa, que é quem deve ser o alvo da comunicação. É facilmente realizada na internet, com grande número de participantes.
- Neuroresearch: faz-se um mapeamento dos estímulos causados pela comunicação no cérebro das pessoas.
- Virtual Research: etnografia online. Faz-se um grupo, no qual as discussões acontecem através de chats. É muito ágil, mas não substitui a etnografia tradicional.
- Busca pelo inconsciente: busca respostas nas necessidades primárias, no que não é cultural no consumo.
- Cloud Research: o que há de mais novo no campo. Decodifica movimentos culturais através de ferramentas da internet (redes sociais), buscando sinergias entre música, artes visuais, moda, etc.
Parabéns Rony !! Beijos
ResponderExcluir