Naked, agência inglesa de consultoria e planejamento. Neil Davies traz a realidade para o cliente. o que realmente funciona para o cliente, baseado em seus problemas. Segundo Davies, a vantagem da cnsultoria é seu modelo de negócios, já que não produzem para nenhuma mídia específica, o que faz com que não tenham a tendência de sugerir sua especialidade como a melhor solução. A Naked tem a liberdade de sugerir qualquer tipo de solução.
Davies prega a busca por estrat'gias eficazes, náo a busca por "new shiny things, como twitter hoje. "The unsexy is new sexy", ou seja, varejo, mídias tradicionais, promoções, nada disso deve ser descartado em função das novas tecnologias se forem essas as melhores soluções para o cliente. São as necessidades do cliente que devem liderar o planejamento, náo a vontade de se fazer anúncios legais e coisas inovadoras.
Alias, inovação, para Davies, é esse planejamento integrado, capaz de usar o melhor que cada meio tem a oferecer, baseado no efeito dos meios no público da campanha. O público deve ser tratado com um parceiro, já que não se engana uma audiência que tem acesso a qualquer informação sobre uma marca com o clique de um mouse.
O planejamento integrado náo recebe prêmios, mas funciona. Exemplo de tudo isso é um case da Kleenex que, com um histórico de queda em vendas, abordou seu produto com uma campanha baseada em samplinng. A partir daí saiu o comercial para a TV e, pasmem, nenhum site. Por que? Por que uma campanha que quer mostrar o quão macio seu produo é (it feels good to feel) ganha mais com sampling e nada com internet, um meio virtual que ainda impossibilita o toque. As vendas da Kleenex, que estavam em queda, subiram 34%.
Basicamente, o que o cara diz, é que devemos voltar a escutar os problemas do cliente e resolvê-lo, pensando no que é mais eficaz, não no que está na moda.
Conselho para os estudantes: "seja corajoso, não tenha medo de mudar o que você aprendeu".
Muito interessante... ;D
ResponderExcluirLegal o feedback!
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