quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Curso de Extensão: Assinaturas Visuais: Logomarcas



PROGRAMA: ASSINATURAS VISUAIS - LOGOMARCAS

O curso será ministrado em 5 aulas, no Libia - Fabico.
Ocorrerá em quintas-feiras, das 14h às 18h.

Aula 1: Introdução às assinaturas visuais (logomarcas): a natureza comunicativa das logomarcas; etapas do processo de construção de um projeto (escolha de conceitos, definição de paleta de cores, estudo de tipografias) Exercício: início do processo de construção de assinatura visual a partir de briefing oferecido pela ministrante do curso. Construção de mood boards para contextualizar universo da marca a ser representada graficamente.
Aula 2: Estudos sobre os elementos da comunicação visual das logomarcas: tipologia, psicodinâmica das cores, estilos de linguagem visual; Continuação do exercício: pesquisa e definição de tipografias, estilo e paleta de cores a partir das informações obtidas com os mood boards do universo da marca. Desenvolvimento dos primeiros estudos de assinaturas visuais.
Aula 3: Estudos sobre sistema de organização e leitura visual - Gestalt (leis de alinhamentos, proximidade, equilíbrio, semelhança, etc); Continuação do exercício: desenvolvimento de assinaturas visuais.
Aula 4: Introdução ao Manual de Identidade visual (MIV). Finalização do exercício e finalização da logomarca (aprimoramentos).
Aula 5: Seminário: apresentação das logomarcas e discussão com a turma relacionando os resultados obtidos com os estudos teóricos. Para tanto, as apresentações devem ser acompanhadas por argumentações técnicas.

7 comentários:

  1. Pra que fazer um curso completo de Design Visual na UFRGS, ou outra faculdade, não é mesmo? Já que qualquer um pode sair por aí fazendo "logomarcas (terminologia que nem é utilizada mais) em apenas 5 aulas (:

    ResponderExcluir
  2. "LOGOMARCA" não existe, PORRA!

    ResponderExcluir
  3. Vou abrir um cursinho de "como ser publicitário em 5 fáceis lições" no meu curso de Design. Certo que deve ter mercado.

    ResponderExcluir
  4. logomarca de cu é rola, mano

    ResponderExcluir
  5. "como fazer cirurgia de apêndice em 5 fáceis lições" também é uma boa

    ResponderExcluir
  6. vou largar o meu curso e viver como professor criação de logomarcas

    ResponderExcluir
  7. Que bom saber que tem um curso de Extensão, introdutório com foco em aprendizegem de logomarcas/ logotipos/logos/marcas...enfim..o nome que quiser dar para o que todo mundo entendeu.
    Tudo o que AGREGA conhecimento é válido, não? Não compreendi a indignação tosca dos colegas ai de cima. Nunca ouviram falar em curso de extensão?

    ResponderExcluir