quinta-feira, 4 de junho de 2009

Rony Rodrigues - Box 1824 - Gramado

Rony Rodrigues, Box 1824, empresa de pesquisa de tendências de consumo, apresentou as técnicas mais inovadoras em pesquisa. Os caras, que têm clientes como Nike, Lacoste, Pepsico., Globo e C&A, usam técnicas de imersão global (uma adaptação da etnografia, que a gente ouve nas aulas de teorias) para entender como as pessoas se relacionam com os produtos e quais as tendêcias de comportamento. Além disso, a agência manda representantes para os maiores eventos de moda, arte, música e comportamento ao redor do mundo, porque "o computador é do caralho, mas é preciso viver e experimentar".

Foram apresentados os movimentos em pesquisa de mercado.

  1. Gaming: olha que legal isso. Os caras usam jogos para fazer pesquisa de comportamento. Isso funciona tão bem porque sendo o mundo dos games um mundo de fantasia, não existe moral nem censura. Enquanto em um entrevista com um grupo percebe-se a ocorrência de fenômenos como a Espiral do Silêncio (mais teorias), num mundo fantástico, a pessoa sente-se livre para se expressar.
  2. Degree Research: pesquisa que visa descobrir o perfil dos influenciadores de opinião. Baseada nas redes sociais, pergunta aos pesquisados quem os influencia na compra de determinado produto, e então descobre o perfil dessa pessoa, que é quem deve ser o alvo da comunicação. É facilmente realizada na internet, com grande número de participantes.
  3. Neuroresearch: faz-se um mapeamento dos estímulos causados pela comunicação no cérebro das pessoas.
  4. Virtual Research: etnografia online. Faz-se um grupo, no qual as discussões acontecem através de chats. É muito ágil, mas não substitui a etnografia tradicional.
  5. Busca pelo inconsciente: busca respostas nas necessidades primárias, no que não é cultural no consumo.
  6. Cloud Research: o que há de mais novo no campo. Decodifica movimentos culturais através de ferramentas da internet (redes sociais), buscando sinergias entre música, artes visuais, moda, etc.

Um comentário: