quarta-feira, 5 de setembro de 2007

AXE (ou Lynx, depende do lugar do mundo que se esta)

Bem gurizada, como todos já devem saber, o briefing dado no último encontro é fazer dois anuncios: um totalmente visual e outro totalmente apoiado em título para o Axe. Barbada, né?

Isso porque o posicionamento da Axe é muito bem fundamentado e muito fácil de se identificar, bem como seu target. Posicionamento criado pela BBH, o Axe (ou Lynx, como é comercializado em alguns paises) promete ser o diferencial para jovens do sexo masculino na hora do vamos ver com o sexo oposto. 90% dos anuncios do Axe/Lynx partem desse pressuposto: o camarada usa Axe e pega qualquer mulher. Isso já rendeu MUITA coisa boa do ponto de vista criativo (compilei uma pequena lista, que disponibilizo aqui, já que postar tudo no blog ocuparia muita memoria do servidor), sendo esses anuncios figurinhas fáceis nos prêmios publicitarios mundo afora. E não apenas nas midias tradicionais, já que a marca inova sempre na forma de atingir seu target. Seja criando uma super ação de marketing, como o caso do Lynx Jet, seja criando puro entretenimento, ou brandtertainement, como o caso do City Hunters.

Pessoalmente, apesar de achar excelente esses anuncios bem como o posicionamento a anos construido da marca, acho que a premissa usada nos anuncios é muito forçada, afinal não é só passando o desodorante que o camarada vai se dar bem. Por isso mesmo, prefiro muito mais as soluções mais reais criadas, como os anuncios do Get a Girlfriend e o case dos Gamekillers.

Os anuncios da premiadíssima campanha Get a Grilfriend, criados pela Lowe Bull, de Joanesburgo, ao invés de centrar nos efeitos milagrosos do produto, escolheram mostrar homens sendo homens, ou seja, sendo idiotas. Ou melhor, aqueles caras que não pegam ninguem e se vangloriam de outras conquistas menos notaveis, como memorizar todos os diálogos dos filmes Guerra nas Estrelas. Alias, o spot de radio com esse tema foi ouro em Cannes esse ano. Assim, acharam um jeito de mostrar que o legal mesmo é ter uma guria do teu lado, e o Axe te ajuda a chegar nesse resultado.

Simples, engraçado, e sem promessas não cumpriveis.

O Gamekillers, campanha criada pela BBH norte-americana para o Axe Dry é uma aula de propaganda, já que é um case completíssimo, premiado em vários festivais e, o mais importante, um sucesso de público. Desta vez, ao invés de prometer que o cara pegará todas com o Axe, a agência mostrou os tipos que estragam o teu jogo com uma mina em potencial, ou seja, “they kill your game”. Os tipos são inúmeros e variam do Cara com Cachorro, o Intelectual, a Amiga Exagerada, etc, todos tipos que qualquer um já se deparou na vida (uma pena que o site, onde havia um perfil detalhado de todos os tipos está fora do ar). Sem promessas exageradas, a mensagem é de se manter calmo, frio e enfrentar a situação, com a ajuda do produto, que garante máxima proteção e bla bla bla. Simples, engraçado, e sem promessas não cumpriveis ao quadrado.

Abaixo, o vídeo que explica o case em detalhes, e alguns links dos filmes para televisão.

Abraços









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