Buenas gurizada, ta ai o próximo briefing, criar a campanha da Feira do Livro, para ser entregue no próximo encontro, dia 20/10. Bom, primeiramente é um tema a qual todos tem familiaridade. Mesmo a turma que veio do interior, se já estão no terceiro semestre, já pegaram uma Feira do Livro em POA pelo menos.
Bem, o briefing é bem livre, criem o que achar pertinente, mas lembre que é material para um público muito abrangente, dos 8 aos 80 anos. Um ponto de criação que sempre norteia as campanhas é da importância do livro na vida da gente. Isso é visível nas peças abaixo
(ahm...eu não achei pra postar as peças...desculpem-me).
O que o pessoal que vai criar a campanha (campanha, minha gente, ou seja, anúncios, mídia exterior, rádio e televisão – esses últimos por razões óbvias podem ser só o argumento) deve lembrar que o grande foco dessas peças, na sua história de comunicação, é a mídia exterior. Outdoors, front lights, back lights, bustop, bus door, o-que-quer-que-seja-door, são usados por serem alternativas mais baratas para atingir o grande publico alvo da feira. Assim, segue como dica, que primeiro se pense em um conceito que seja facilmente transmitido nessas mídias.
Para lembrar (ou explicar para os que não conhecem), na mídia exterior o que vale é a simplicidade na hora de passar a mensagem (simplicidade não significa ser simplório!). O transeunte não para, que nem a gente, pra ficar procurando idéia em anúncios. Se não entendeu, segue adiante e já esqueceu. Assim, a mensagem deve ser bem clara, de fácil entendimento. Textos curtos e diretos (mais que nove palavras já começa a se complicar – e num front light, menos ainda) e uma arte sem muita firula. Ou melhor, firulas sim, mas que agreguem e não prejudiquem o entendimento das peças.
Depois de criadas essas peças mais complicadas, criar o resto é barbada...Ou não? O grande foco dessa criação não é aquela sacadinha pra um anuncio e sim a criação de um bom conceito.
Então tá. Espero que com esse prazo mais amigável para a criação mais gente se pilhe de participar dos encontros. Nos dois últimos o quorum foi muito aquém do esperado. Pô, se não quer participar mais, avisa. Ninguém vai perder nota ou o respeito por isso.
Pra quem não sabe, ou não se lembra, foi proposto que o nosso querido clube Caixola (tá na hora de começar fazer valer o nome, não a acham?) criar os materiais de ambientação do Butecão 37. Não é a campanha de divulgação, já que esta foi feita pelo pessoal da cadeira de Campanha.
Material de ambientação é bem isso, material de ambientação. É ajudar a “vestir” a Fabico durante os eventos e a festa que ocorrerão no Butecão.
Se tiverem alguma dúvida, leiam aqui o projeto que foi desenvolvido pro pessoal de RP da cadeira de Eventos.
Verba curta, portanto é ser criativo de um jeito barato. De qualquer forma é uma oportunidade legal de fazer um material que irá pra rua. O prazo é pro dia 13, esse sábado. Não haverá encontro esse sábado em virtude do bem-vindo feriado, por isso, postem aqui no blog as peças criadas. Como não vão ter o poder da oratória para defender as peças, invistam numa apresentação bacana.
Era isso.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário